Home / Curiosidades sobre sushi / Comercializado atum azul gigante de 750mil dólares! E veja onde comer atum gordo em São Paulo
Sr. Kiyoshi Kimura giant blue fin tuna atum azul gigante o toro vendido

Comercializado atum azul gigante de 750mil dólares! E veja onde comer atum gordo em São Paulo

Sim! Isso mesmo!

Hoje foi noticiado a pesca e comercialização de um atum azul, o famoso bluefin tuna, por aproximadamente 750 mil dólares. Isso ocorreu…onde mais? No Japão é claro, no famosíssimo mercado de peixe Tsukiji! O peixe de 269kg foi arrematado pelo Sr. Kiyoshi Kimura.

O Sr. Kimura disse que a intenção com o alto lance foi de ajudar o Japão no momento de reestruturação e de manter o peixe em terras japonesas. O preço por kilo desse atum é de 2700 dólares mais ou menos. Ou seja, imagina você ir ao mercado ou ao CEASA e falar pro responsável do balcão: “me dá 1kg desse atum por favor?” e ele responde, “ok senhor, são 5 mil reais, dinheiro ou cartão?”.

É galera…com atum o buraco é muito mais embaixo…ele é o peixe favorito do japonês e eles consomem demais mesmo!

Hoje a notícia saiu no globo.com com um equívoco bizarro!! Bizarro!!! Chamaram o honorável atum azul de atum vermelho…atum vermelho!?!?! Por favor né…vergonha!

link para a vergonha alheia: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/01/atum-de-269-quilos-e-vendido-por-us-739-mil-em-toquio.html

Para conferir o fato busquei outras fontes de informação e achei a da BBC Ásia, que informava corretamente que se tratava de um bluefin, ou seja, atum azul mesmo!

link para uma fonte confiável: http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-16421231

Pois é gente, mas fora isso, atum é um peixe bem caro mesmo, principalmente esse atum azul, que possui uma barriga gigantesca e muito gorda, de onde sai o o-toro (atum gordo), que dá deliciosos sushis e sashimis!

Você pode comer o-toro em São Paulo em poucos restaurantes japoneses, visite o Tanuki, Hamatyo, Hideki, Sushi Guen, Sushi Kiyo, Kinoshita ou o próprio Jun Sakamoto. Eles poderão te servir atum gordo, quase impossível ser do atum azul, serão de outras espécies, mas vale a pena.

Agora, se você quer mandar ver e comer o-toro de bluefin, viaje ao Japão, invista seu rico dinheirinho e coma os melhores sushis da sua vida!

Abs

Gourmet San

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

 

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*