Home / Bairros / Yokozuna – o melhor rodízio de sushi de São Paulo de 2008!
Photo_C60D787B-AD91-D903-C500-A27ABC4D2B6C

Yokozuna – o melhor rodízio de sushi de São Paulo de 2008!

Olá a todos,

Gourmet San visitou o restaurante japonês Yokozuna, localizado na Rua Simão Alvares, 445, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo (http://www.yokozuna.com.br/)

Um fato importante a saber sobre o Yokozuna é que ele foi escolhido o melhor rodízio de sushi da cidade de São Paulo de 2008 pela Revista Época. Ok, então o que esperar desse restaurante em pleno ano de 2011? O Gourmet San está aqui justamente para isso!

O ambiente é bem tradicional: portinha com cortinas japonesas, local estreito, sushibar a direita, mesas a esquerda e mais um andar acima com mais algumas mesas (capacidade máxima de 40 pessoas. Nas paredes, quadros com desenhos japoneses, em sua maioria de yokozunas, que para quem não sabe, são os campeões de sumô, endeusados no Japão!

Em dias de semana a noite o rodízio de sushi sai por 45,00! Já vou adiantando que o custo benefício é bom! Você paga pelo o que lhe é servido!

Logo de cara já trouxeram a mesa as toalhinhas quentes enroladas para a higienização e perguntaram se íamos querer o rodízio de sushi mesmo. Nos serviram de entrada tofu ao invés da já batida saladinha de pepino e porções individuais de shimeji, o que eu acho muito positivo, ninguém mais serve tofu e quanto ao shimeji, é muito chato quando fica aquela disputa pelo no centro da mesa, mas por outro lado o desperdício pode ser maior!

Vejam o tofu, o famoso queijo de soja japonês:

Mas falando do shimeji, ele estava OK apenas, quentinho, bem temperado, mas longe de ser um ótimo shimeji, parece que foi feito as pressas, sem um preparo mais elaborado. Como o próprio irmão do Gourmet San disse: o shimeji poderia estar um pouco mais escurinho.

Após o shimeji, vieram os temakis que já havíamos pedido. Aliás…o Gourmet San sabia dos temakis do Yokozuna pois na sua primeira visita ao lugar ele havia ficado espantado com a qualidade. Sim, peçam temakis no rodízio de sushi do Yokozuna, eles são bem melhores de que todos outros rodízios, em especial o de salmão skin. A explicação é simples: arroz bom, bem temperado, recheio farto e alga crocante (não a mais crocante de todas). O Yokozuna possui a melhor receita de salmão skin, sem dúvida nenhuma! Vejam o temaki de salmão simples abaixo:

A única ressalva que faço sobre os temakis é: não peçam mais de um logo de cara, pois eles são grandes e irão te estufar!

Vamos fazer apenas um parenteses agora para falar não da comida, mas das bebidas. O chá verde é sempre algo que o Gourmet San se atenta nos restaurantes japoneses. Alguns cobram, outros não, sou a favor de não cobrar! Como não estava com vontade de nenhuma bebida industrializada, pedi o chá verde, que custa 2,90, pensei que fossem servir apenas um copinho, mas para minha surpresa, tcharam!!!

Sim, me deram um bule (bule?) inteiro de chá verde, pelando de quente! Ponto positivo pro Yokozuna, se tem algo feio nos restaurantes japoneses, é miguelar chá verde.

Agora, seguindo em nosso jantar, veio o primeiro combinado:Nada de espetacular como podem ver, fiquei feliz em ver fatias grossas de atum e de peixe branco. O Yokozuna se preocupa em não servir fatias muito finas, o que é muito bom pois ninguém quer carpaccio de salmão, qualquer vídeo no Youtube mostra como a espessura do sashimi é importante! O Gourmet San até falou disso num post sobre curiosidades sobre sushi! Mas…seguindo, os uramakis estavam muitos gostosos, assim como os nigiris, não é mérito tanto para os peixes, mas sim para o arroz, extremamente macio e bem temperado, por instantes me lembro o do Sushi Guen (ok…vou me conter, estava bom mas não é para tanto).

Pedimos uma porção de hot roll, afinal, logo na entrada está está escrito que o restaurante foi o responsável por introduzir este prato aqui! Estava gostoso, a porção um pouco pequena demais para 3 adultos, não era tão bom como o do Mussashino, vejam abaixo:

Ainda estávamos com fome, então pedimos mais um, dessa vez disse a garçonete que pedisse ao sushiman que preparasse algo especial, mais diferente!

Como podem ver no centro, nos serviram nigiris de atum e sashimis de atum com crosta de gergelim, ok a idéia é muito boa e clássica já, mas longe de ser executada com primor, eles poderiam ter caprichado mais e realmente ter surpreendido por completo o Gourmet San! Mas mesmo assim estava bom. Outro fato notável desse segundo combinado foi o aumento significativo de wassabi nos uramakis e nigiris, eles realmente capricharam!

No final desse combinado não aguentávamos mais, tudo estava bom, nada excepcional, mas nada a reclamar, de forma alguma.

De conclusão, podemos dizer que o Yokozuna tem um preço justíssimo, tudo servido é gostoso mas especialmente um prato: os temakis, são os melhores de todos rodízios de sushi por que já passei! Recomendo muito, sobretudo o de salmão skin! Mas além dos temakis, da qualidade do arroz e também do ambiente tradicional, não consigo identificar um motivo para o Yokozuna se destacar tanto a ponto de ser escolhido como melhor restaurante japonês com rodízio de sushi de 2008 pela Época. Mas mesmo assim vale a visita, sem dúvida.

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*