Home / Curiosidades sobre sushi / Teishoku na Folha de SP
Teishoku do Hideki o que é teishoku almoço japonês prato feito japonês reportagem folha de sp

Teishoku na Folha de SP

Olá a todos,

De volta do feriado de meio de semana…nada melhor do que comer um Teishoku, não é não? O Gourmet San foi inspirado hoje a escrever esse post devido a reportagem no caderno Comida, da Folha de SP, também disponível em: http://folha.com/no989579

Vocês sabem o que é um Teishoku? O Teishoku é a opção de prato feito da gastronomia japonesa, onde vários elementos diferentes da culinária são servidos em conjunto, para assim agradar a pessoa que deseja saciar sua fome, geralmente durante o almoço. O teishoku é servido na grande maioria dos restaurantes japoneses e, com certeza, em todos mais tradicionais.

O prato é variado, da mesma forma que os nossos PFs (pratos-feitos) ou comerciais, ou seja, ele pode ser composto por diversos elementos diferentes (peixes, aves, camarões, bolinhos etc). Em sua grande maioria, ele sempre incluirá uma ochawan (= tigela) de gohan, uma de missoshiro, algumas fatias de sashimi e um peixe grelhado, geralmente Anchova ou Salmão. Atenção, não confundam o Teishoku com o Bentô, que é, de modo grosseiro, a marmita japonesa, preparada em casa.

Na reportagem da Folha de hoje, encontramos a seguinte ilustração:

Ilustração por Lydia Megumi

Mas além destes badalados restaurantes indicados pela Folha, como o Kinoshita, muitos outros servem essa ótima opção de almoço japonês. Aqui mesmo no Gourmet San já citamos diversas opções: O Hideki na Bela Vista, pelo Restaurant Week, o Wara na Brigadeiro Luiz Antônio, o Yakitori Mizusaka perto da Av. Paulista e o Mitsuyoshi perto da Al. Santos, no Paraíso. Este último é campeão de teishokus, ao sentar no balcão, você pode presenciar em certos momentos o sushibar ficando pendurado com pedidos deste prato, um atrás do outro!

Os preços do Teishoku variam, sem dúvida nenhuma, sobretudo pelo o que será servido e pelo nível do restaurante (que esperamos que sempre case com a qualidade dos pratos).

Na cabeça do Gourmet San, o Teishoku é a ótima opção para quem quer conhecer o outro lado da gastronomia japonesa, que foge um pouco dos clássicos sushis e “-makis” (enrolados conhecidos como uramakis, hossomakis, temakis etc), mesmo que eles ainda façam parte da refeição, não são o carro chefe. Você poderá provar o delicioso gohan (diferente do shari, arroz já temperado para o sushi), os peixes grelhados ou na chapa entre as outras opções como guioza, harumaki, tempurá de camarão ou legumes etc.

Aliás, se puder, vá ver a foto linda que a Folha de SP colocou do Teishoku do Kinoshita, com um salmão, que se não me engano é o mesmo que o Gourmet San comeu em sua visita, um que fica marinado no missô por 7 dias! Sensacional!

Aqui abaixo uma foto daqui do próprio Gourmet San do Teishoku exemplar do Hideki!

Fica a dica

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*