Home / Curiosidades sobre sushi / Você já viu um Atum azul? (Bluefin Tuna) Onde comer atum gordo em São Paulo
atum azul gigante blue fin tuna o toro chu toro atum gordo fatty tuna

Você já viu um Atum azul? (Bluefin Tuna) Onde comer atum gordo em São Paulo

Provavelmente não, certo?
Quer dizer…talvez  sim se você tenha ido ao Japão ou se teve muita sorte por aí! O Atum Azul, ou em inglês Bluefin Tuna, pode ser considerado a maior iguaria da culinária japonesa e é amplamente consumido pelos japoneses.
Ele atinge tamanhos gigantescos como você pode ver na foto abaixo:
Atum leiloado no mercado de peixe de Tokyo, o Tsukiji, com 232kg, preço final: 175mil dolares
Como a própria legenda diz, o preço também é altíssimo e são feitos leilões no famoso mercado de peixe de Tokyo, o Tsukiji (sonho de visita do Gourmet San).
Mas o que esse peixe tem de tão especial? Bom, a linha de pensamento é a seguinte: o atum é o peixe favorito do japonês e a barriga do atum, por ser mais gordurosa, é também a mais saborosa. Quanto maior o peixe, maior será sua barriga e a gordura em sua carne consequentemente, fazendo com que o Atum Azul seja extremamente visado.
Abaixo é possível ver a diferença da coloração entre a carne gorda do atum, na base, com a parte mais magra e vermelha, no topo.
Poxa, mas e o atum que comemos nos restaurantes japoneses aqui no Brasil? Eles são de outras espécies de atum, como o Albacora ou Yellowfin Tuna, não são peixes pequenos mas sem dúvida são menores que o famoso primo azul. Mas não dá pra importar alguns Atuns Azuis? Então… uma má notícia: o Atum Azul corre risco de extinção! Mas como assim!? Sim, os japoneses com seu consumo desenfreado estão causando isso! Existem tentativas de acordo para se diminuir a pesca do Atum Azul, porém nada foi acertado ainda!
Mas calma! No Brasil também é possível comer a barriga dos atuns que temos aqui! Sim, e elas também são bem disputadas e caras! Eu sugiro que você vá a restaurantes japoneses tradicionais e mais caros que oferecem iguarias! Eu já comi no Tanuki, foi uma delícia, o nigiri de otoro (parte gorda do atum), derrete na boca! Outros restaurante que já vi servirem barriga de atum são o Hideki, Mitsuyoshi e o Sushi Yassu!
Só pra encher de água a boca de vocês:
Abraços
Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*