Olá a todos!
No famoso Centro Internacional de Culinária de New York (International Culinary Center) há um evento chamado New York Culinary Experience, onde é dada a chance a pessoas comuns terem aulas de chefes famosos internacionalmente. O Iron Chef Morimoto participou e deu um show! Abriu um atum desde o começo e passou dicas bem importantes que fazem toda diferença! Confira abaixo 11 dicas de um dos maiores chefes de sushi do mundo:
Preparação do atum:
1: Se você possui um filé grande de atum, quanto mais clara a cor, mas gordo é o atum. Claro que aqui no Brasil há alguns atuns clarinhos que na verdade são de má qualidade então não confunda um com o outro.
2: Fatie o filé de atum com um corte único, longo e firme. Se possuir uma faca japonesa para sashimi melhor.
Nigiri-sushi:
3: Sushi é um finger food, então coma com as mãos mesmo que não tem problema nenhum =).
4: Coloque o sushi no shoyu com o lado do peixe para baixo, o arroz não deve ser molhado ou mergulhado no molho de soja.
5: Coma o sushi de uma vez só, sushi mestres tradicionais fazem sushis de acordo com seus clientes.
Maki (Enrolados):
6: As folhas de nori tem um lado brilhante e um opaco. Caso for fazer um hossomaki, deixe o lado brilhante para baixo e coloque o arroz no lado opaco.
7: Coloque o arroz no nori delicadamente, não amasse o arroz com força, isso faz toda diferença.
8: Se você possui um pedaço grande de atum, os cantos, bordas e pontas são perfeitos para usar como recheio para seu enrolado.
9: Use a esteirinha de bambu para dar uma melhor forma ao sushi depois de enrolá-lo. A priori não parece fácil ou óbvio enrolar o sushi sem a esteira, mas o Gourmet San recomendo este treino!
Wasabi
10: Morimoto dá uma dica surreal para nossa realidade, usar wasabi fresco, ralá-lo na hora. Porém com não temos a disposição aqui, aplique essa dica para o wasabi feito a partir de pó mesmo que já ajuda.
11: Quanto mais gordo do atum, mas wasabi pode ser colocado no sushi. E de forma alguma misture o wasabi com o shoyu, sempre coloque direto no peixe.
Espero que tenham gostado! Para quem quer ver a fonte direta de onde o Gourmet San tirou todas essas dicas, clique aqui.
Um abração e até a próxima
Gourmet San